terça-feira, 26 de outubro de 2010

ser pedestre em ribeirão preto

é contar com a sorte, principalmente.
é ter muita atenção e pouca timidez. tem de ousar. mas com cautela.

na maioria dos cruzamentos não há semáforo para pedestres. há para carros.
aí, quem quer atravessar a rua tem de se colocar como um automóvel e raciocinar rapidamente: se fechou aqui, posso passar, mas tenho de parar ali, esperar abrir, pra poder passar ali e parar lá.
assim vai.
deve ser porque é uma cidade de gente rica, onde todo mundo pode comprar seu carrinho com ar-condicionado.

ser um bom pedestre é questão de prática, assim como ser um bom motorista.
inclusive, acho que é possível classificar a maneira como as pessoas passam para o outro lado da calçada. ouquei, digam que sou louca, mas algumas têm o dom para isso. sabem o tempo certo e atravessam como ninguém.
a questão é: aposto que inclusive elas se sentiriam mais confortáveis com um semáforo específico, que desse mais segurança a todo esse processo.

nós, reles pedestres, perdemos espaços para os motoristas (há um tempo, eu sei). e o caso está tão grave, mas tão grave, que temos de respeitá-los mais do que vice-versa.

minha próxima - boa - ideia é grudar um adesivo na testa: "como estou atravessando? (e o número do meu celular embaixo)". vai que ajuda.

em ribeirão, atravessar uma simples rua pode ser um turbilhão de emoções e uma volta pelo centro da cidade é um show de stress. não que dirigir seja mais tranquilo, porque os mesmos motoristas que não respeitam os pedestres são aqueles que também não ligam se cruzaram um sinal vermelho ou invadiram a faixa do lado.

acho que descobri a origem do meu primeiro fio de cabelo branco.

6 comentários:

Lívia Komar disse...

É... só q o motorista esquece que por vezes tbm é pedestre... e aí vai.

Maria Fernanda Ribeiro disse...

Falta para esses motoristas andarem mais a pé para ver como é foda ser pedestre nessa cidade! Haja habilidade e paciência. Imagine os idosos como sofrem muito mais.

Rafael Melo disse...

Tiche, Tiche... Devia ter vindo me visitar mais vezes. Devia ter saído daqui de casa e ir visitar a Sa. Depois a Wal e a Ju. Já era um estagiozinho considerável, poxa! Mas a falta de semáforo de hominho / mãozinha é um problema. Em Poços é assim também e me sinto um caipira andando lá.

Luís Fernando disse...

Em Ribeirão, sinal de luz (pisca alerta, sei lá como chama esse troço) deve ser item opicional nos carros. E é bem caro, porque ninguém compra. Nego faz curva sem avisar e ainda reclama que você entrou na frente dele. Ah, e faixa de pedestre é item de decoração.

Luís Fernando disse...

Eu disse "opicional"? Texto ruim. Ainda bem que aqui não é o jornal.

Gabriela Yamada disse...

O fio branco vem do semáforo do cruzamento da Nove de Julho com a Portugal.